Turismo

Em 2025, Foz do Iguaçu recebeu mais de 5,8 milhões de visitas em seus atrativos turísticos

Published

on

Pontos turísticos do Paraná seguem batendo recordes, sobretudo, em regiões que captam muito fluxo de visitantes ao Estado. Neste ano, de 1º de janeiro a 29 de dezembro, alguns dos principais atrativos de Foz do Iguaçu (Oeste) atingiram juntos a marca de 5.853.389 turistas. Trata-se de um crescimento de 48% na comparação com o mesmo período do ano passado, que foi de 3.931.757 pessoas.

Correspondem ao total de visitantes 10 atrativos do município. Os dados foram compilados pelo Viaje Paraná – órgão de promoção vinculado à Secretaria do Turismo (Setu-PR) –, com base em informações de cada local. O saldo é parcial e pode registrar leve aumento até o último dia do ano, uma vez que alguns atrativos continuam atendendo turistas até o Réveillon.

“Foz do Iguaçu tem uma importância enorme não só para a região Oeste, mas ao Paraná como um todo, porque movimenta a economia e gera muitos empregos por meio do setor. Todos os nossos Territórios são beneficiados com esse fluxo”, disse Leonaldo Paranhos, secretário estadual do Turismo.

O grande destaque é o Parque Nacional do Iguaçu, Patrimônio Mundial da UNESCO e lar das Cataratas do Iguaçu – uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo.  O local alcançou a marca de 2.020.359 visitantes em 2025. Segundo a Urbia+Cataratas, gestora da visitação turística no parque, trata-se da maior movimentação desde 2019.

“Reflete como o Paraná está na boca do povo e no desejo de consumo de viajantes. Mostrar nossos atrativos únicos aos agentes de viagens e operadoras também tem impactado as recepções, colocando o Estado na prateleira de cima do turismo mundial”, explica Irapuan Cortes, diretor presidente do Viaje Paraná.

Dentre as nacionalidades que passaram pelo Parque Nacional neste ano, destacam-se: brasileiros (1,112 milhão de visitantes); argentinos (391 mil); paraguaios (68 mil); estadunidenses (61 mil); alemães (36 mil); franceses (31 mil); espanhóis (29 mil); chineses (21 mil); peruanos (19 mil); e chilenos (18 mil).

“A cada ano, Foz do Iguaçu se consolida como um destino que encanta estrangeiros, das mais variadas partes do mundo. O município entende isso e tem se preparado para fluxos cada vez maiores, investindo em estruturas, atrativos, meios de hospedagens e mão de obra qualificada”, conta Marcelo Martini, diretor de Operações e Segmentação Turística do Viaje Paraná.

Mais Lidas

Sair da versão mobile