De acordo com o meteorologista da Climatempo Cesar Soares, o destaque para a previsão do tempo durante o feriado está no Sul do Brasil.
A previsão é de grandes volumes acumulados de chuva. Essa condição fez com que a Secretaria de Meio Ambiente e infraestrutura do Rio Grande do Sul, emitisse um alerta para tempestades com granizo e ventania, válido até sábado.
Ainda segundo Martins, hoje recomeça a chover no Oeste Catarinense. A passagem de uma frente fria se dá efetivamente no Sul do país na sexta-feira e sábado, com pancadas de chuva típicas de temporais localizados.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, ao todo, três tipos de alertas diferentes, para várias regiões do país. Os alertas laranjas tem validade até às 23h59min e os amarelos entre às 10h e 12h. São eles:
- Alerta laranja (perigo) para tempestade: Rio Grande do Sul.
- Alerta laranja para ventos costeiros: Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Abaixo, veja a previsão de chuva para o Sul, válida até o dia 11 de setembro:
- Sul: a partir da próxima quinta-feira (7), uma nova frente fria vai provocar grandes volumes em grande parte do centro-sul da região. Considerando a atuação dos dois sistemas, os acumulados de chuva podem ultrapassar 80 mm em áreas do sul do Paraná e de Santa Catarina e 150 mm em grande parte do Rio Grande do Sul. Já no extremo norte do Paraná, a previsão é de volumes inferiores a 20 mm.
- Fonte: G1