Saúde

Paraná é o segundo estado com maior redução da gravidez na adolescência

Published

on

Nesta Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) destaca o protagonismo do Paraná na redução da gestação entre jovens de 10 a 19 anos. O Estado superou a média nacional com uma queda de 20,73% entre 2024 e 2025, enquanto o País registrou redução de 17,50% no mesmo período.

O desempenho consolida o Paraná na liderança da Região Sul e na segunda posição do ranking nacional e resulta, segundo a Sesa, de uma Rede de Atenção à Saúde robusta e com políticas intersetoriais de alta resolutividade. O estado líder na redução foi o Piauí, com queda de 21,90%.

De acordo com o Sistema de Informações de Nascidos Vivos (Sinasc), o Brasil registrou 176.356 nascidos vivos de mães adolescentes em 2025. No Paraná, foram 8.095 registros. Municípios como Cruzeiro do Iguaçu, Iguatu, Ivatuba, Munhoz de Melo e São Jorge do Ivaí zeraram o indicador. Outro destaque é Cruzeiro do Oeste, que apresentou uma queda expressiva, reduzindo o índice de 20% em 2024 para 0% em 2025.

“A execução coordenada de um conjunto de políticas tem garantido que o Paraná avance com segurança na redução da gravidez na adolescência, oferecendo não apenas saúde, mas perspectivas de futuro para nossos jovens”, destacou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.

Mais Lidas

Sair da versão mobile