A ansiedade para os amantes dos produtos da agroindústria familiar paranaense e também para os produtores está alta com a aproximação da Feira Sabores do Paraná 2025. A feira, que no ano passado reuniu 66 agroindústrias do Paraná no Museu Oscar Niemeyer, este ano quase dobrou de tamanho e vai trazer ainda mais sabores do Estado para a Capital.
De quinta-feira (21) a domingo (24), 120 agroindústrias familiares paranaenses vão expor seus produtos no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui, em Curitiba. A expectativa é de que durante os quatro dias de evento mais de 50 mil pessoas visitem o local.
O propósito do evento é dar visibilidade às agroindústrias familiares, que representam 75% dos empreendimentos rurais no Estado. O setor se destaca na produção de alimentos como milho, mandioca, leite, olerícolas, feijão, arroz, suínos, aves, café, trigo e frutas, e na transformação desses mesmos produtos.
Das agroindústrias selecionadas para a feira, 80% são assistidas pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná). A instituição mobiliza profissionais em todo o Estado para dar assistência técnica ao pequeno produtor, tornando sua atividade mais rentável e melhorando suas condições de vida.
Além disso, há diversas iniciativas de apoio à inclusão sócio produtiva de agricultores familiares, melhoria da infraestrutura rural e estímulo ao empreendedorismo. Outra ação do IDR-Paraná é a busca de alternativas para diversificar a economia rural, com atividades não agrícolas como o turismo rural, o artesanato e a gastronomia, que podem gerar renda para as famílias rurais.