om 40 moradias e uma estrutura completa de lazer e convivência, mais um condomínio do idoso foi entregue em Guarapuava, no Centro-Sul, a oitava cidade do Estado a ganhar o empreendimento do programa Viver Mais Paraná. A unidade foi inaugurada nesta quinta-feira (11) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, que destacou a preocupação de sua gestão em garantir uma velhice digna para os paranaenses.
Programas como este fizeram com que o Paraná fosse a primeira região da América do Sul a ser reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como Estado Amigo da Pessoa Idosa. “Esse reconhecimento é fruto desse projeto, que é o maior programa de habitação para a terceira idade do País, e de outros que desenvolvemos para levar dignidade aos idosos paranaenses”, disse.
“Aqui o pessoal da terceira idade vai poder morar, conviver com outras pessoas de sua idade. Tem piscina para fazer hidroginástica, tem médico uma vez por semana, enfermeiro duas vezes por semana para fazer o monitoramento da saúde”, ressaltou Ratinho Junior. “É um modelo fantástico, que promove a interação social, a convivência e o cuidado com nossos idosos”.
Os novos moradores vão pagar um aluguel simbólico de R$ 227,70 por mês para morarem no local. E além de receber as residências e um conjunto equipado com Centro de Convivência, horta comunitária, academia ao ar livre e piscina aquecida, também terão atendimento de fisioterapia, enfermagem, assistência social, educação física e outras áreas. Os serviços serão ofertados por acadêmicos da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), por meio de projetos de extensão universitária.