A Feira Sabores do Paraná, que acontece entre os dias 21 e 24 de agosto no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui, em Curitiba, traz uma novidade na edição deste ano: os visitantes terão a seu dispor uma seção de hortifruticultura, com possibilidade de adquirir hortaliças, frutas e leguminosas in natura. Essa seção se une ao oferecimento dos já tradicionais produtos da agroindústria familiar do Estado e às aulas-show, que foram introduzidas no ano passado. A entrada é gratuita.
A feira tem o objetivo de fomentar a agricultura familiar, o comércio de seus produtos e a promoção de contato direto entre produtores e consumidores no Estado. Ao todo 140 pequenas agroindústrias foram cadastradas para participar. A expectativa é de que durante os quatro dias mais de 50 mil pessoas visitem o local, conhecendo e comprando os produtos provenientes exclusivamente de produtores com Cadastro Nacional de Agricultura Familiar (CAF).
A adição de novos produtos a cada edição da feira tem o objetivo de aumentar o alcance de consumidores, oferecer maior cardápio da culinária do Estado e contribuir com o desenvolvimento da agropecuária paranaense em setores diversos. Esta expansão resulta na participação de novos produtores rurais, como Laís Suzana Sary, de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.
A agricultora produz hortaliças, em uma estufa de 1.000 m², com capacidade para plantar até 30 mil maços simultaneamente. Por semana ela vende aproximadamente 2 mil maços de rúcula, 700 de agrião, 600 de cebolinha, 300 de salsinha e 200 de espinafre. Todas as variedades são produzidas em um sistema hidropônico de cultivo e serão vendidas na Feira Sabores do Paraná 2025.
ara Laís, a feira representa uma oportunidade de novas vendas e de reconhecimento da qualidade dos produtos. “Saber que vai ser a primeira edição que vai ter produtos in natura é bem legal, porque a gente espera conhecer novas pessoas, quem sabe alcançar novos públicos que a gente ainda não venda”, avalia. “É importante que o público entenda o que é o produto hidropônico, que vem também da agricultura familiar, para valorizar mais”, afirma a produtora de hortaliças.
A Feira Sabores do Paraná 2025 é organizada pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) e pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR-Paraná), com apoio da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná (Fetaep), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PR), Centrais de Abastecimento do Paraná (Ceasa), Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Curitiba (SMSAN) e Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).