A qualidade dos produtos artesanais de Nova Laranjeiras ganhou destaque nacional, a Queijaria Serra dos Macacos, conquistou o segundo lugar na categoria Tratamento Térmico do Prêmio CNA Brasil Artesanal, promovido pela Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). A premiação aconteceu na noite de terça-feira, 22 de julho, em Brasília. O concurso reuniu mais de 180 produtores de todo o país, que apresentaram mais de 300 tipos de queijos, todos com produção anual de até 72 toneladas e elaborados exclusivamente com leite de vaca. O queijo colonial da Serra dos Macacos se destacou entre os melhores do Brasil, sendo reconhecido tanto pelo júri técnico quanto pelo júri popular. Para Ozana Padilha, proprietária da queijaria, a conquista tem um sabor especial: “A gente fica muito feliz com o prêmio. Esse tem uma relevância ainda maior porque concorremos a nível nacional, com mais de 180 produtores. Foi muito bacana participar, e esse reconhecimento nos deixa muito contentes, porque agradamos tanto o júri técnico quanto o popular”, comentou. Emocionada, Ozana destaca a importância do reconhecimento para uma produção familiar feita com muito esforço e dedicação: “É uma honra enorme representar Nova Laranjeiras. Um resultado até inacreditável, porque uma queijaria tão pequena, de uma cidade pequena como a nossa, conseguir esse destaque nacional só pode ser obra de Deus. Agradeço à minha família, que entende e apoia essa rotina exigente, de dedicação diária aos animais, à produção e à qualidade dos nossos produtos.”
Durante o evento de premiação, Ozana recebeu o certificado e o troféu com orgulho. O Prêmio CNA Brasil Artesanal valoriza produtos alimentícios de origem animal feitos de forma artesanal, com forte identidade cultural, regional e tradicional.
A conquista da Queijaria Serra dos Macacos é um orgulho para Nova Laranjeiras e um exemplo de como a dedicação, o cuidado e a paixão pelo que se faz podem transformar a produção familiar em excelência reconhecida nacionalmente.